O Começo

Os Varellas/Varelas,se estabeleceram em Extremox (Hoje Municipio de Ceara Mirim) no RN, em meados de 1700, vindos provavelmente da Espanha...Com familias grandes seus membros foram se espalhando pelo estado inicialmente, com especial destaque para o Barão do Ceara Mirim e para o Gal. João da Fonseca Varella se tornaram Senhores de Engenhos e Fazendeiros, e muito ricos...

Com o fim da Monarquia, começaram a migrar para os grandes centros: Recife. Salvador,Rio de Janeiro, S.Paulo e Minas, além dos estados circunvizinhos.

Estamos escrevendo um livro com a Árvore Genealógica desta familia, hoje, já com 450 páginas, que depende de um árduo trabalho de pesquisa.

Temos algumas comunidades e fóruns no ORKUT que hoje já conta com uma boa riqueza de detalhes sobre os diversos ramos familiares da família Varella.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Árvore Genalógica - 2

- Manoel Varella do Nascimento, casou-se com Bernarda Dantas da Silva e se tornou Barão do Ceara Mirim, alem de Comandante Geral da Milicia Regional, e rico agricultor.

-Manoel Varella Santiago, casou-se com Margarida Teixeira Varella, de tornou pequeno agricultor e transferiu sua familia para o Vale do Açu.

-Manoel Varella do Nascimento teve seis filhos (4 homens e 2 mulheres), e destes, somente 3 deles deram
herdeiros.

-São eles: José Felix da Silveira Varella, Ana Teixeira da Silveira Varella e Isabel Duarte Xavier Varella.
Manoel Varella Santiago parece ter tido 10 filhos, e até o momento, só sabemos o nome de 3 deles...

Angelo que se tornou padre
Calixto (ainda nada sabemos sobre ele)
João da Fonseca varella, que alem de herói na Guerra do Paraguai, foi condecorado pessoalmente por 3 vzs pelo na época marques de Caxias, se tornou General do Exército e foi o último comandante do Forte dos Reis magos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário